Vitivinícola


UVA GOETHE

Urussanga, desde o início da colonização, sempre teve uma forte ligação com o cultivo de videira e com o processamento do vinho.

 

Entre as variedades introduzidas, merece destaque a Goethe que, com o decorrer dos tempos, mostrou possuir uma boa adaptação à região e também características próprias que diferenciam o seu vinho das demais cepas aqui cultivadas.

 

A origem científica desta cepa híbrida, composta 87% por variedade vinífera (européia) e 13% americana, remonta ao ano de 1851. O norte-americano Edward Stanniford Roger obteve vários cultivares com o cruzamento da uva Carter com Black Hamburg (Black Muscat). Entre elas, destaca-se a Goethe, cuja denominação, tudo indica, tenha sido em homenagem ao ampelogo alemão Hermann Goethe ou ao filósofo também alemão Wofgan Goethe. As progenitoras desta uva apresentam em sua árvore genealógica variedades viníferas como a Moscat da Alexandria (origem no Egito), Schiava Grossa (origem na Itália) e a Isabella.

 

As primeiras parreiras de uva Goethe em Urussanga surgiram em torno da primeira década do século XX. Seu vinho foi muito valorizado pela região, sendo consumido nas décadas de 40 a 60 daquele século em Laguna, Florianópolis, Rio de Janeiro (capital: no Copacabana Palace e no Palácio do Catete) e Salvador. As marcas da época participavam de exposições de âmbito nacional e internacional e receberam prêmios significativos.

 

Os parreirais da Vigna Mazon abrangem as variedades GOETHE, NIAGARA e ISABEL, correspondendo a 50% da necessidade para produção dos vinhos. Além destas cepas, adquire-se das Serra Gaúcha e Serra Catarinense a uva Cabernet Sauvignon e Merlot.

 

 

 

VINHOS

 

Adquirir os vinhos Mazon diretamente na Vinícola proporciona ao cliente, a possibilidade de experimentá-lo, escolhendo o que mais agrada ao seu paladar ou objetivo.

 

A Vinícola Mazon oferece, ao público visitante, a degustação de seus vinhos e espumantes, que consiste na observação das técnicas produtivas dos vinhos e sua apreciação, vivenciando os cinco sentidos do processo.

 

As visitas podem ocorrer durante o horário de funcionamento convencional da Vinícola (Segunda à Sexta das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00h. – Sábados, Domingos e feriados das 10:00 às 15:00h.).

 

Cursos sobre Noções de Degustação de Vinhos são ministrados mediante reserva antecipada.

 



Uva Goethe Uva Goethe Uva Goethe Uva Goethe Vinhos Vinhos Vinhos  Uva Goethe

 

 

Voltar