História


Fundadores

Fundada na década de 1970 pelos irmãos Genésio e Jayme Mazon, a Vinícola Mazon  surgiu para seguir a tradição da linha materna da família, os Debiasi, preenchendo uma lacuna no ramo da vitivinicultura de Urussanga, sul de Santa Catarina, Brasil. Nesta época, a fumicultura vinha se sobressaindo no meio rural e a estratégia dos irmãos, um engenheiro agrônomo e outro civil, era estimular a implantação da fruticultura na região, ideal cultivo para pequenas e médias propriedades.
 
Idealistas, os irmãos implantaram os parreirais e o processo de industrialização das uvas, produzindo vinhos de qualidade e serviram de modelo para diversos agricultores que até hoje tem na produção de frutas sua principal atividade econômica.
 
Hoje, administrada pela segunda geração, a propriedade agregou mais um segmento produtivo, o de serviços através do turismo. Os consumidores podem desfrutar de momentos agradáveis complementados com degustação dos vinhos, alimentação e hospedagem.
 
Idealizada e implantada pelo casal Patrícia Mazon e Antonio Carlos Freitas, a Pousada da Vinícola iniciou suas atividades em 1992. Inicialmente contava com 3 apartamentos e estrutura de alimentação na casa sede, tendo sido adaptadas todas as instalações do sítio da família.
 
O perfil deste empreendimento sempre foi fiel à história de ocupação da região, aproveitando matéria prima e recursos humanos locais. Em um período em que se acreditava que turismo rural se identificava com fazendas e cavalgadas, o casal foi persistente na manutenção dos atrativos provenientes de seu meio rural: ocupado pelos imigrantes italianos em colônias de 25 a 30 hectares, com processos produtivos próprios desta colonização.
 
Assim, a paisagem local, aliada ao atendimento familiar e à boa gastronomia fazem da Pousada da Vinícola Mazon um ambiente de referência no Estado de Santa Catarina. A evolução dos serviços da empresa para o Enoturismo em 2011 une Vinícola e Pousada na “Vigna Mazon”que tem por missão:
 
“MAXIMIZAR OS RECURSOS NATURAIS, HISTÓRICOS E CULTURAIS DA PROPRIEDADE (PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS, SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS) PARA GERAR MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PARA TODOS OS SEUS COLABORADORES, CONTRIBUINDO PARA A PRESERVACAO DA IDENTIDADE REGIONAL (VALES DA UVA GOETHE)”.
 
E os valores:
 
* HONESTIDADE E TRABALHO
* RESPEITO À COMUNIDADE, ÀS TRADIÇÕES E AO MEIO AMBIENTE
* ORGULHO DE PERTENCER A SÃO PEDRO, DE SER DE URUSSANGA, DE SER CATARINENSE, DE SER BRASILEIRO
* VALORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA MÃO DE OBRA LOCAL
* PRIORIZAÇÃO DE FORNECEDORES REGIONAIS
* PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
* ESPÍRTO DE PARCERIA COM A CONCORRÊNCIA
 
Assim, a família composta por Giselda Trento Mazon, a anfitriã da Vinícola, aliada aos esforços do casal Toninho e Patricia do turismo e eventos, com a recente adesão de seu irmão Luiz nas estratégias de planejamento, dedicam-se na melhoria constante dos serviços e produtos da Vigna Mazon.

 

Algumas fotos antigas e atuais:



Estrutura Inicial Atualmente Atualmente Atualmente Atualmente Atualmente Primeira Construção e Primeira Ampliação Primeira Construção e Primeira Ampliação Primeira Construção e Primeira Ampliação Primeira Construção e Primeira Ampliação Primeira Construção e Primeira Ampliação Estrutura Inicial Estrutura Inicial Estrutura Inicial Foto Atual